30 MAI 2014

JOSÉ MARIA DA FONSECA LANÇA FSF 2011

JOSÉ MARIA DA FONSECA LANÇA COLHEITA DE 2011 DE UM DOS SEUS VINHOS SUPER PREMIUM DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

Esta é a 6ª edição deste vinho que pretende ser uma homenagem de Domingos Soares Franco a seu Pai, Fernando Soares Franco, membro da 5ª geração da família e Pai dos actuais Presidente e Vice-Presidente da empresa.

Nascido em 1918 e licenciado em Agronomia, Fernando Soares Franco foi sempre um inovador nas áreas em que se envolveu. A Enologia e a Viticultura foram as principais actividades a que se dedicou na José Maria da Fonseca, entre 1948 e 1988. Ao longo de quarenta anos incrementou e desenvolveu a Colecção Ampelográfica da Quinta de Camarate, e introduziu castas exógenas à região, mas com elevado potencial enológico.

As suas castas preferidas eram a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tannat, Syrah, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alvarinho. Foi ainda devido à sua persistência que se manteve a última vinha de Moscatel Roxo na região. Por tudo o que Fernando Soares Franco representa para a José Maria da Fonseca, o seu filho, Domingos Soares Franco, decidiu criar este vinho FSF – Fernando Soares Franco, feito com algumas das castas preferidas de seu pai: Trincadeira, Syrah e Tannat.

A primeira colheita de FSF foi produzida em 1998. Com a segunda colheita, 2001, Domingos Soares Franco decidiu imprimir a este vinho um estilo mais moderno e internacional.

Na presente colheita produziram-se 2500 litros de um vinho que estagiou em meias pipas novas de carvalho francês por um período de 12 meses. Mantendo-se assim o objectivo de produzir este vinho apenas em anos de destacada qualidade e em quantidades limitadas.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content