08 ABR 2013

NOVIDADES DA COLECÇÃO PRIVADA - DSF CHEGAM AO MERCADO

NOVIDADES E NOVAS COLHEITAS

A José Maria da Fonseca acaba de lançar várias novidades na Coleção Privada Domingos Soares Franco.

Os vinhos da Coleção Privada Domingos Soares Franco são Vinhos que traduzem o espírito criador e a paixão de Domingos Soares Franco pela viticultura e enologia.

Domingos Soares Franco é o representante mais novo da sexta geração da família, que desde a fundação preside aos destinos da José Maria da Fonseca. Para além de vice-presidente, é o principal enólogo da casa.

Embora assine todos os vinhos da José Maria da Fonseca, existem uns que reserva para si como especiais. Traduzem o seu espírito criador, a sua paixão por criar vinhos: são os vinhos da Coleção Privada Domingos Soares Franco.

Este ano apresentamos duas absolutas novidades: o Coleção Privada Syrah e Touriga Francesa 2011, e ainda o Coleção Privada Grüner Veltliner, Rabigato e Viognier 2012.

O Coleção Privada Syrah e Touriga Francesa 2011, composto por 95% de Syrah e 5% de Touriga Francesa, tem a particularidade de ter tido uma fermentação em lagar de inox durante 10 dias, sendo engarrafado ao fim de 8 meses sem ser filtrado ou estabilizado pelo frio ou ter tido qualquer estágio em madeira. Foram produzidos 4.300 litros. Com aromas de cassis, violetas, amoras e especiarias, deve ser consumido a uma temperatura de 16º/18ºC acompanhando pratos de caça e queijos de pasta mole.

A segunda novidade, o Coleção Privada Grüner Veltliner, Rabigato e Viognier 2012, é uma conjugação de três castas brancas que conferem a este vinho aromas de melão, alperce e capucho num perfil frutado, muito suave e acidez equilibrada. Foram produzidos 1800 litros.

Pela primeira vez, na vindima de 2010, decidiu-se vinificar as mais de 560 diferentes castas existentes na Coleção Ampelográfica plantada na Quinta de Camarate. Na colheita de 2012 selecionaram-se 204 castas brancas, das quais Listão da Madeira, Merlot blanc, Furmint e Palomino Fino que deram origem ao Coleção Privada 204 Castas Branco 2012, com uma produção de 1350 litros. Este vinho tem a originalidade de ser um dos vinhos produzidos a partir da maior diversidade de castas identificadas.

Com o mesmo entusiasmo e paixão com que tem desenvolvido as suas experiências enológicas, Domingos Soares Franco volta a apresentar o Coleção Privada Verdelho 2012: casta que tem vindo a estudar há algum tempo na Coleção Ampelográfica da Quinta de Camarate. Este vinho é resultado das experiências vividas nas suas viagens ao hemisfério sul, adaptando-o ao estilo que mais lhe agradou nas várias provas efectuadas por todo o Mundo.

Outro dos vinhos lançados é o Coleção Privada Moscatel Roxo Rosé 2012. Habituado à nobreza e subtileza das notas aromáticas da casta Moscatel Roxo e à frescura e tonalidades dos vinhos rosados que produz, criou este Rosé: um Rosé singular, de uma casta tão nobre e pouco comum.

Num bom ano, conseguiu aliar a fineza à exuberância aromática da casta.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content