3 NOV 2014

LEILÃO DE LANÇAMENTO MOSCATEL DE SETÚBAL SUPERIOR 1911

EM DEZEMBRO A JOSÉ MARIA DA FONSECA LANÇARÁ, ATRAVÉS DE UM LEILÃO, MAIS UM DOS SEUS PRECIOSOS MOSCATÉIS.

No dia 2 de Dezembro deste ano, em que comemora 180 anos, a José Maria da Fonseca irá colocar no mercado o Moscatel de Setúbal Superior de 1911. Este lançamento será feito através de um Leilão a realizar na Casa Museu da empresa, em Vila Nogueira de Azeitão.

José Maria da Fonseca, ao provar os seus Moscatéis, classificava-os em determinadas categorias, ora por letras, ora por palavras. Destas últimas fazia referência a uma, a mais nobre e que mais se destacava, a que atribuía a designação de SUPERIOR.

Domingos Soares Franco pretende respeitar esta tradição, por isso decidiu agora lançar este vinho tão especial, que envelhecia em cascos de madeira, na Adega dos Teares Velhos, em Azeitão, há mais de 100 Anos.

Devido à sua idade, este Moscatel de Setúbal Superior 1911 apresenta um tom âmbar escuro bastante carregado e uma concentração invulgar. Tem um aroma bastante complexo a frutos secos, mel e especiarias. O paladar é intenso, mas delicado, untuoso e muito longo.

Para Domingos Soares Franco, enólogo responsável da José Maria da Fonseca “Herdeira de um património único a nível de Moscatéis de Setúbal, e da consequente responsabilidade que isto representa, é para a José Maria da Fonseca um orgulho e uma honra apresentar esta edição especial comemorativa dos 180 anos da empresa, o Moscatel de Setúbal Superior 1911, da qual apenas se produziram 180 unidades.”

Desta edição especial deste vinho foram produzidas apenas 180 garrafas de meio litro, das quais 100 garrafas irão a Leilão no próximo dia 2 de Dezembro. O remanescente permanecerá na colecção da José Maria da Fonseca.

Dado o carácter único deste lançamento, a ideia é reunir neste Leilão não só os especialistas do sector e apreciadores, mas também verdadeiros apaixonados por este tipo de vinhos e coleccionadores.

Para enriquecer o Leilão, para além das garrafas de Moscatel de Setúbal Superior de 1911, farão parte dos lotes outros vinhos da José Maria da Fonseca. O destaque vai para alguns Moscatéis de Setúbal e Moscatéis Roxos mais antigos, como colheitas de 1900, 1904, 1908, 1947 (100 pontos no The Wine Advocate, de Robert Parker) ou o Setúbal Superior 1955.

Os leilões de Moscatéis velhos eram prática comum na casa José Maria da Fonseca até à primeira metade do século XX e, após algumas dezenas de anos de interregno, foram retomados em 2008 e 2011, com o lançamento do Moscatel Roxo Superior de 1960 e do Moscatel de Setúbal Superior de 1955 respectivamente.

O Leilão do Moscatel de Setúbal Superior de 1911 terá lugar no dia 2 de Dezembro, pelas 19:30, na Casa Museu da José Maria da Fonseca, na Rua José Augusto Coelho n.11/13 em Vila Nogueira de Azeitão; sendo antecedido por um jantar.

O Leilão estará a cargo do Palácio do Correio Velho e será um leilão puro, ou seja, não haverá uma base de licitação para os lotes. A participação no Leilão será limitada e deverá ser feita mediante inscrição.

O jantar tem um custo de 60€ (Iva inc.) por pessoa.
As inscrições deverão ser feitas para: Teresa Pereira – 212197500 ou teresa.pereira@jmfonseca.pt.

Descarregar Brochura


VER MAIS NOTÍCIAS   

content