24 NOV 2014

JOSÉ DE SOUSA 2011 3º MELHOR VINHO DO ANO PELA WINE ENTHUSIAST

JOSÉ DE SOUSA 2011 DISTINGUIDO COMO 3º MELHOR VINHO DO ANO NO TOP 100 DE 2014 DA WINE ENTHUSIAST

A prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast publicou, na edição de Dezembro, o TOP 100 dos melhores vinhos de 2014, distinguindo o José de Sousa 2011 como o 3º melhor vinho do ano, classificado com 93 pontos e considerando-o “Editor’s Choice”.

“É com enorme orgulho que vimos uma vez mais o nosso trabalho elogiado além-fronteiras, numa das principais publicações de vinhos a nível mundial. Estar em terceiro lugar no Top 100 da Wine Enthusiast é o reconhecimento do trabalho feito pela nossa equipa de enologia e um prémio muito importante não só para a empresa como para a região do Alentejo e também para os vinhos portugueses. É a forma ideal de terminarmos as comemorações do nosso 180º aniversário”, refere António Soares Franco, Presidente da José Maria da Fonseca.

O José de Sousa proveniente da adega com o mesmo nome em Reguengos de Monsaraz tem a particularidade de ser produzido parcialmente em talhas de barro, técnica milenar de produção de vinho já utilizada pelos romanos. O vinho adquire características de aroma de sabor únicas.

A história desta adega remonta ao séc. XIX, onde os primeiros registos de produção de vinho datam de 1878, sendo uma das adegas mais antigas no Alentejo. A Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes foi adquirida pela empresa José Maria da Fonseca em 1986, tendo a partir dessa data a empresa feito importantes investimentos na vinha e na recuperação dos potes de barro, tão emblemáticos na produção deste vinho.

Hoje em dia, a adega José de Sousa é única na dimensão da utilização desta técnica de vinificação, possuindo 114 ânforas de barro para a produção dos vinhos José de Sousa, José de Sousa Mayor e J de José de Sousa. A recuperação desta arte de produção milenar tem tido efeitos muito positivos no mercado.

A Wine Enthusiast é uma prestigiada revista de vinhos norte-americana. Fundada em 1988 por Adam M. Strum, chega actualmente a 800,000 subscritores de todo o mundo.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content