15 MAI 2015

MOSCATEL ROXO 20 ANOS DA JOSÉ MARIA DA FONSECA É UMA VEZ MAIS ELEITO MELHOR VINHO DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

JOSÉ MARIA DA FONSECA PREMIADO NO XV CONCURSO DE VINHOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

O XV Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, promovido pela Comissão Vitivinícola da Região, revelou ontem, na Igreja de Santiago – Castelo de Palmela, os melhores vinhos da Região. Em prova estiveram 92 vinhos IG (Regional) Península de Setúbal e DO Palmela e 10 vinhos DO Setúbal que englobam as designações tradicionais Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo.

O Moscatel Roxo 20 Anos da José Maria da Fonseca foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Vinho da Região de entre todos os vinhos provados, obteve ainda o diploma de Melhor Moscatel de Setúbal da Região e Medalha de Ouro.

O Setúbal Roxo 20 Anos é um vinho de sobremesa produzido na Região de Setúbal, que foi reconhecida como região demarcada em 1907. Esta casta encontra-se em extinção, existindo apenas uma pequena vinha em Azeitão. Trata-se de uma uva roxa, que contém um aroma intenso a especiarias e um paladar concentrado e muito frutado. Este vinho é um lote de 4 colheitas, em que a colheita mais nova tem 23 anos e, a mais antiga 80 anos. O estágio é feito em madeira usada, visto que o que nos interessa é a oxidação daqui resultante e não o aroma a madeira.

Para além desta importante distinção outros dois vinhos da José Maria da Fonseca receberam a Medalha de Ouro: o Moscatel de Setúbal Alambre 20 Anos e o Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho 2014.

A José Maria da Fonseca é o mais antigo produtor de Moscatel de Setúbal da região, contando com mais de 180 anos de existência.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content