Vinho Tinto Colecção Privada DSF Touriga Francesa
Vinho Tinto Colecção Privada DSF Touriga Francesa

TOURIGA FRANCESA 2013

COLECÇÃO PRIVADA DOMINGOS SOARES FRANCO
VINHO TINTO
V.R. PENÍNSULA DE SETÚBAL

Neste vinho da Colecção Privada, Domingos Soares Franco decidiu juntar ao poder da fruta da Touriga Francesa, a elegância de uma casta única, como é o Moscatel Roxo. Destas duas castas, a primeira plantada em terrenos arenosos e a segunda em terrenos argilosos, resulta um vinho muito equilibrado, elegante e complexo. Apenas foram produzidas 7921 garrafas.

Representante mais novo da sexta geração da família que desde a fundação preside aos destinos da José Maria da Fonseca, Domingos Soares Franco é, para além de vice-presidente, o enólogo desta casa, e por isso referência incontornável no panorama vitivinícola da região e do país.

Enquanto enólogo a sua primeira grande influência foi sem dúvida a de António Porto Soares Franco, seu tio, homem de grande visão, que entre outros feitos marcantes merece ser reconhecido como criador do Lancers, um dos vinhos portugueses mais conhecidos em todo o mundo, e primeiro “best-seller” a nível internacional da José Maria da Fonseca.

Embora assine todos os vinhos da José Maria da Fonseca, existem uns que reserva para si como especiais. Chamou-lhes Domingos Soares Franco – Colecção Privada. Estes vinhos resultam da combinação de três factores: a sua formação em Davis e a influência do seu tio; o terceiro é disponibilidade dos 650 hectares de vinhas da José Maria da Fonseca e a colecção, única em Portugal, de castas nelas plantadas.


FICHA TÉCNICA

REGIÃO

Região Setúbal

PENÍNSULA DE SETÚBAL

ÁREA DA VINHA

2

SOLO ARENOSO E ARGILOSO

PRODUÇÃO

5.900

PRODUÇÃO DE VINHO

ENGARRAFADO

2014

MAIO

CASTAS

95

TOURIGA FRANCESA

5

MOSCATEL ROXO

ANÁLISES

13.8

TEOR DE ÁLCOOL

4.9

ACIDEZ TOTAL
(ÁCIDO TARTÁRICO)

3.63

pH

CONSERVAÇÃO

12º

TEMPERATURA

60

HUMIDADE

LONGEVIDADE

6 ANOS

APÓS ENGARRAFAMENTO

NOTAS DE PROVA

COR

Tinto carregado.

AROMA

Frutos azuis (amoras, mirtilos, cassis), flor de laranjeira, damascos, flores.

PALADAR

Paladar muito frutado, macio, suave embora com taninos presentes.

FINAL DE PROVA

Médio/Longo.

VINIFICAÇÃO

A Touriga Francesa foi fermentada em cubas de inox a 24ºC, e o Moscatel Galego Roxo fermentou em cuba de inox a 16ºC. O vinho não foi filtrado, pelo que pode criar depósito.

MODO DE SERVIR

Servir a uma temperatura de 14ºC e consumir a 16ºC, acompanhando pratos de caça, carnes vermelhas ou queijos de pasta mole.


content