09 JUNHO 2016

VINHOS DA JOSÉ MARIA DA FONSECA EM DESTAQUE NA REVISTA WINE ENTHUSIAST

JOSÉ DE SOUSA 2014 E COLECÇÃO PRIVADA DOMINGOS SOARES FRANCO MOSCATEL ROXO DE SETÚBAL 2006 DISTINGUIDOS PELA REVISTA NORTE-AMERICANA WINE ENTHUSIAST

A prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast distinguiu, na edição de Junho, o José de Sousa 2014 e o Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo de Setúbal 2006 com 93 e 92 pontos respectivamente, tendo ainda ambos sido classificados como “Editor’s Choice”, a Escolha do Editor.

O José de Sousa proveniente da adega com o mesmo nome em Reguengos de Monsaraz tem a particularidade de ser produzido parcialmente em talhas de barro, técnica milenar de produção de vinho já utilizada pelos romanos. O vinho adquire características de aroma de sabor únicas.
A história desta adega remonta ao séc. XIX, onde os primeiros registos de produção de vinho datam de 1878, sendo uma das adegas mais antigas no Alentejo. A Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes foi adquirida pela empresa José Maria da Fonseca em 1986, tendo a partir dessa data a empresa feito importantes investimentos na vinha e na recuperação dos potes de barro, tão emblemáticos na produção deste vinho.
Hoje em dia, a Adega José de Sousa é única na dimensão da utilização desta técnica de vinificação, possuindo 114 ânforas de barro para a produção dos vinhos José de Sousa, José de Sousa Mayor e J de José de Sousa.

A José Maria da Fonseca é mais antigo produtor de Moscatel de Setúbal da região, sendo o Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo de Setúbal um dos vinhos mais emblemáticos desta categoria no seu portfólio. O Moscatel Roxo de Setúbal é um vinho de sobremesa produzido na Região de Setúbal, que foi reconhecida como região demarcada em 1907. Esta casta trata-se de uma uva roxa, rara, que contém um aroma intenso a especiarias e um paladar concentrado e muito frutado.

A Wine Enthusiast é uma prestigiada revista de vinhos norte-americana. Fundada em 1988 por Adam M. Strum, chega actualmente a 800,000 subscritores de todo o mundo.


VER MAIS NOTÍCIAS   

content