Vinho Tinto FSF

FSF 2014

VINHO TINTO
V.R. PENÍNSULA DE SETÚBAL

A primeira colheita de FSF foi produzida em 1998. Com a segunda colheita, 2001, Domingos Soares Franco imprime um novo estilo, mais moderno e internacional, a este vinho, mantendo-se a homenagem a Fernando Soares Franco.

Nascido em 1918 e licenciado em Agronomia, o Engenheiro Fernando Soares Franco foi sempre um inovador nas áreas em que se envolveu. A Enologia e a Viticultura foram as principais actividades a que se dedicou na José Maria da Fonseca, entre 1948 e 1988. Ao longo de quarenta anos incrementou e desenvolveu a Colecção Ampelográfica da Quinta de Camarate, e introduziu castas exógenas à região, mas com elevado potencial enológico.

As suas castas preferidas eram a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tannat, Syrah, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alvarinho. Foi ainda devido à sua persistência que se manteve a última vinha de Moscatel Roxo na região.

Por tudo o que Fernando Soares Franco representa, o enólogo, e seu filho, Domingos Soares Franco, decidiu criar o FSF 2005, feito através das castas preferidas de seu pai, Trincadeira, Syrah e Tannat, produzido apenas em anos de destacada qualidade e em quantidades limitadas.


FICHA TÉCNICA

REGIÃO

Região Setúbal

PENÍNSULA DE SETÚBAL

ÁREA DA VINHA

1.8

SOLO ARENOSO

PRODUÇÃO

2.700

PRODUÇÃO DE VINHO

ENGARRAFADO

2016

MARÇO

CASTAS

50

SYRAH

43

TRINCADEIRA

7

TANNAT

ANÁLISES

14

TEOR DE ÁLCOOL

5.62

ACIDEZ TOTAL
(ÁCIDO TARTÁRICO)

3.33

pH

CONSERVAÇÃO

12º

TEMPERATURA

60

HUMIDADE

LONGEVIDADE

13 ANOS

APÓS ENGARRAFAMENTO

NOTAS DE PROVA

COR

Vermelho profundo.

AROMA

Frutado, mirtilo, violeta, chocolate, especiarias, carvalho

PALADAR

Poderoso, taninos presentes e firmes, equilibrado com longo final de prova.

FINAL DE PROVA

Longo

VINIFICAÇÃO

As uvas são pisadas num lagar em inox onde são fermentadas na sua totalidade a uma temperatura de 28ºC durante 6 dias. Após estágio em meias pipas novas de carvalho francês, é efectuada uma trasfega ao vinho seguindo de imediato para o engarrafamento, sem ser filtrado ou estabilizado pelo frio.

ENVELHECIMENTO

O vinho estagiou em meias pipas novas de carvalho francês por um período de 8 meses.

MODO DE SERVIR

Deve ser servido a uma temperatura de 14ºC e consumido a 16ºC, depois de decantado, acompanhando caça e queijo. O vinho pode criar depósito com a idade.


content