HEXAGON 2015

VINHO TINTO
V.R. PENÍNSULA DE SETÚBAL

São seis as gerações de descendentes do senhor José Maria da Fonseca e são seis as castas que o compõem: Touriga Nacional, Syrah, Trincadeira, Tinto Cão, Touriga Francesa e Tannat. O casamento destas seis castas confere ao vinho uma complexidade única, bem como uma cor rubi intensa e um aroma denso e fechado. É um tinto com os taninos muito bem integrados e um longo final de boca.

O Hexagon, o vinho “topo de gama” da José Maria da Fonseca, é o culminar de todo um trabalho efectuado na vinha e na adega e a celebração do conceito “Novo Mundo” desenvolvido pelo enólogo Domingos Soares Franco, que há muito queria fazer um grande vinho português ao melhor estilo e nível internacional.

Na presente colheita engarrafaram-se 11.809 garrafas no formato tradicional, e 305 garrafas magnum, dado o potencial de envelhecimento deste vinho. Desta produção limitada produziram-se apenas cerca de 9.125 litros.


FICHA TÉCNICA

REGIÃO

PENÍNSULA DE SETÚBAL

ÁREA DA VINHA

2

SOLO ARENOSO E CALCÁRIO

PRODUÇÃO

6.200

PRODUÇÃO DE VINHO

ENGARRAFADO

2009

MARÇO

CASTAS

25,3

TOURIGA NACIONAL

13,8

TOURIGA FRANCESA

19,4

SYRAH

9,7

TRINCADEIRA

22,1

TINTO CÃO

9,7

TANNAT

ANÁLISES

13,7

TEOR DE ÁLCOOL

6.08

ACIDEZ TOTAL
(ÁCIDO TARTÁRICO)

3.69

pH

CONSERVAÇÃO

12º

TEMPERATURA

60

HUMIDADE

LONGEVIDADE

16 ANOS

APÓS ENGARRAFAMENTO

NOTAS DE PROVA

COR

Vermelho algo profundo.

AROMA

Frutos vermelhos, madeira, violetas e folha de tabaco.

PALADAR

Muito redondo com madeira.

FINAL DE PROVA

Elegante.

VINIFICAÇÃO

As uvas são pisadas num lagar em inox no qual são fermentadas a uma temperatura de 27ºC durante +/- 6 dias. A fermentação alcoólica acaba nos cascos de carvalho onde o vinho permanece em cima de borras finas por volta de 3 meses. Durante este período é feita a bâtonnage. A seguir à primeira trasfega o vinho regressa aos mesmos cascos. No final deste estágio que leva o tempo necessário, é efectuada mais uma trasfega seguindo-se de imediato o engarrafamento, sem filtração ou estabilização.

ENVELHECIMENTO

O vinho estagiou em meias pipas novas de carvalho francês durante 10 meses.

MODO DE SERVIR

Deve ser servido a uma temperatura de 14ºC e consumido a 16ºC, depois de decantado, acompanhando caça e queijo. O vinho pode criar depósito com a idade.


content