♦ HEXAGON 2015 ♦
VINHO TINTO
V.R. PENÍNSULA DE SETÚBAL
São seis as gerações de descendentes do senhor José Maria da Fonseca e são seis as castas que o compõem: Touriga Nacional, Syrah, Trincadeira, Tinto Cão, Touriga Francesa e Tannat. O casamento destas seis castas confere ao vinho uma complexidade única, bem como uma cor rubi intensa e um aroma denso e fechado. É um tinto com os taninos muito bem integrados e um longo final de boca.
O Hexagon, o vinho “topo de gama” da José Maria da Fonseca, é o culminar de todo um trabalho efectuado na vinha e na adega e a celebração do conceito “Novo Mundo” desenvolvido pelo enólogo Domingos Soares Franco, que há muito queria fazer um grande vinho português ao melhor estilo e nível internacional.
Na presente colheita engarrafaram-se 11.809 garrafas no formato tradicional, e 305 garrafas magnum, dado o potencial de envelhecimento deste vinho. Desta produção limitada produziram-se apenas cerca de 9.125 litros.
♦ REGIÃO ♦

PENÍNSULA DE SETÚBAL
♦ ÁREA DA VINHA ♦
2
SOLO ARENOSO E CALCÁRIO
♦ PRODUÇÃO ♦
6.200
PRODUÇÃO DE VINHO
♦ ENGARRAFADO ♦
2009
MARÇO
♦ CASTAS ♦
25,3
TOURIGA NACIONAL
13,8
TOURIGA FRANCESA
19,4
SYRAH
9,7
TRINCADEIRA
22,1
TINTO CÃO
9,7
TANNAT
♦ ANÁLISES ♦
13,7
TEOR DE ÁLCOOL
6.08
ACIDEZ TOTAL
(ÁCIDO TARTÁRICO)
3.69
pH
♦ CONSERVAÇÃO ♦
12º
TEMPERATURA
60
HUMIDADE
♦ LONGEVIDADE ♦
16 ANOS
APÓS ENGARRAFAMENTO
♦ NOTAS DE PROVA ♦
COR
Vermelho algo profundo.
AROMA
Frutos vermelhos, madeira, violetas e folha de tabaco.
PALADAR
Muito redondo com madeira.
FINAL DE PROVA
Elegante.
♦ VINIFICAÇÃO ♦
As uvas são pisadas num lagar em inox no qual são fermentadas a uma temperatura de 27ºC durante +/- 6 dias. A fermentação alcoólica acaba nos cascos de carvalho onde o vinho permanece em cima de borras finas por volta de 3 meses. Durante este período é feita a bâtonnage. A seguir à primeira trasfega o vinho regressa aos mesmos cascos. No final deste estágio que leva o tempo necessário, é efectuada mais uma trasfega seguindo-se de imediato o engarrafamento, sem filtração ou estabilização.
♦ ENVELHECIMENTO ♦
O vinho estagiou em meias pipas novas de carvalho francês durante 10 meses.
♦ MODO DE SERVIR ♦
Deve ser servido a uma temperatura de 14ºC e consumido a 16ºC, depois de decantado, acompanhando caça e queijo. O vinho pode criar depósito com a idade.