05 FEVEREIRO 2021

PERSONALIDADE DO ANO

DOMINGOS SOARES FRANCO

DOMINGOS SOARES FRANCO DISTINGUIDO COM O PRÉMIO PERSONALIDADE DO ANO NO VINHO Domingos Soares Franco, enólogo que soma 40 vindimas e 39 anos na empresa da sua família, a José Maria da Fonseca, acaba de ser distinguido com o Prémio “Personalidade do Ano no Vinho”, pela Revista de Vinhos.

Para a Revista de Vinhos, esta nomeação deve-se ao papel fundamental que Domingos Soares Franco assumiu no desenvolvimento do setor do Vinho em Portugal. Domingos, é um novo-mundista, que através do seu percurso e formação nos EUA, trouxe com ele a necessidade de reinventar a forma de fazer vinho em Portugal.

Domingos, percorreu o mundo à procura dos melhores equipamentos e dedicou grande parte do seu trabalho a testar e replantar vinhas, tornando ainda mais diverso o campo experimental de castas da sua família. A Revista descreve Domingos Soares Franco como um "nome incontornável da enologia" portuguesa, "dos mais conhecedores das tendências internacionais, que tanto pode assumir o blend de um moscatel fortificado extraordinário como surpreender-nos com um vinho sem álcool". Domingos, é embaixador da José Maria da Fonseca e dos vinhos portugueses no mundo, é carismático e um dos grandes enólogos de Portugal.

Para Domingos Soares Franco esta distinção foi recebida com muita emoção e alegria. A sua primeira reação foi fazer um filme muito rápido das suas memórias de toda a vida, visualizando a cara das pessoas que mais o influenciaram. Domingos Soares Franco, afirma estar “extremamente contente e agradecido pela Revista de Vinhos me ter nomeado como “Personalidade do Ano”. Para Domingos, agora é tempo de abrandar, mas sempre pensando no futuro, na inovação, a tentar implementar novas ideias, nunca esquecendo as raízes e a herança do passando. São tempos que fazem Domingos pensar e recordar as pessoas que tiveram um papel muito importante na sua vida: os seus pais, os cinco filhos, o tio António e todo o pequeno grupo de enólogos e viticultores formados em frança que foram as pessoas que deram o pontapé de saída em Portugal nos vinhos.

Como celebração da sua 40º vindima, ainda em 2020, Domingos Soares Franco apresentou os mais recentes lançamentos da Colecção Privada Domingos Soares Franco: dois novos tintos monovarietais - Colecção Privada DSF Malbec e Colecção Privada DSF Cabernet Sauvignon e a nova colheita e packaging do Colecção Privada DSF Moscatel Cognac.


VER MAIS NOTÍCIAS   


content